Madmen brilhante: brilhante em um, mas louco em todo o resto
A natureza geralmente distribui talentos uniformemente. A maioria de nós tem habilidades médias. Mas isso nem sempre acontece. O antropólogo Stephen Juan se oferece para recordar os brancos loucos.
Lembre -se do personagem interpretado por Dustin Hoffman no filme "Rain Man"? Apesar da inferioridade mental, ele possuía habilidades incríveis. Ele tinha uma lembrança incrível que ajudou seu irmão (Tom Cruise) durante o jogo no cassino de Las Vegas.
Essa pessoa é um excelente especialista em qualquer área estreita. Ele pode fazer muito bem apenas uma coisa, e a maioria das outras coisas que ele não pode fazer. Consideramos que essas pessoas são mentalmente retardadas, ou, corretamente, "pessoas com habilidades limitadas" e geralmente as colocam no hospital, uma vez que não podem cuidar de si mesmas. Mas na verdade eles são personalidades incríveis. Hoje, os psicólogos continuam intimidando o segredo de Madmen brilhante.
Madmen brilhantes são pessoas intelectualmente inferiores que têm algum tipo de excelente habilidade, conhecimento, habilidade ou talento. Vamos dar uma olhada em algumas dessas pessoas incomuns.
1. "Mentalmente anormal" pode literalmente repetir todo o conteúdo do jornal depois que ele foi lido. Outro também é capaz de reproduzir literalmente seu conteúdo, mas, por exemplo, para trás.
2. O garoto fraco e fraco de 12 anos, que não sabe ler ou escrever, corretamente e em uma velocidade incrível multiplica os números de três dígitos na mente.
3. Uma mulher de 22 anos com o desenvolvimento mental de uma criança de cinco anos se lembra da data de cada visita a sua casa e o nome de cada visitante.
4. O "retardado mental" pode se lembrar do dia do funeral na paróquia local de qualquer pessoa nos últimos 35 anos, a idade do falecido e os nomes de todos que vieram dizer adeus a ele.
5. Os loucos engenhosos às vezes ganham fama. Por exemplo, o "Genius of the Erlswood Hospital", um paciente surdo e fraco -tinha habilidades incríveis: ele pintou, inventado e versado em tecnologia. Ele era amplamente conhecido e apreciava um grande respeito.
6. Thomas Fuller, um escravo da Virgínia, que morava no século 18, foi considerado irremediavelmente demente. No entanto, ele poderia calcular rapidamente o número exato de segundos em 70 anos, 17 dias e 12 horas, levando em consideração 17 anos.
7. Gottfried Minda, que era https://farmaciaportuguesa24.pt/produtos/comprar-kamagra-100mg-online-farmacia/ considerado um "nerd estúpido", foi um presente incrível para desenhar gatos. Suas imagens pareciam tão vivas que em toda a Europa ele era conhecido como "Cat Raphael". Um de seus desenhos adornou a coleção do rei George IV.
8. Blind Tom Betan, o famoso louco engenhoso com inteligência extremamente limitada, já aos quatro anos de idade tocou as obras de piano de Mozart e poderia reproduzir com precisão o jogo musical de qualquer grau de complexidade. Ele foi capaz de repetir o discurso de qualquer comprimento em qualquer idioma sem perder uma única sílaba. Depois que ele passou no teste, repetindo com precisão dois trabalhos de 13 e 20 páginas.
9. Ellen Budro, uma garota cega retardada mentalmente, doente de raquitismo, teve um presente musical incrível. Ela poderia repetir qualquer bênção ou melodia, independentemente de sua complexidade após a primeira escuta.
10. Kieshu Yamashita, que tinha um nível muito baixo de inteligência, era um gênio da arte gráfica. Ele foi chamado de van japonês.
11. Alonso dorme, cujo QI não excedeu 40, morou em uma casa mental em ousadia, Colorado, onde criou centenas de esculturas. Um deles foi vendido em 1992 por US $ 45.000.
12. E. PARA., Uma pessoa mentalmente inferior do Canadá é a melhor gaveta do que qualquer artista profissional que foi comparado a ele. De acordo com os médicos e. PARA. Surpreendentemente, claramente vê imagens tridimensionais e sente a perspectiva de "sem a aplicação das regras".
13. Stephen Wiltshire, morador de Londres, com um coeficiente de inteligência 30, criou vários livros com desenhos incrivelmente bonitos. Um deles, “Cidades flutuantes”, liderou uma lista de best -seller no Reino Unido.
14. George e Charles, “Gêmeos-calculadores” são irmãos mentalmente inferiores que têm uma capacidade incrível de descrever qualquer dia nos últimos 80.000 anos. Por exemplo, eles podem dizer facilmente em que dia da semana era 24 de abril de 929. Eles também se lembram em detalhes o clima de todos os dias de sua idade adulta.
15. Leslie Lemke, de nascimento prematuramente, tem uma lembrança incrível. Ele canta, peças e muitas vezes participa do programa de televisão. Lemke se tornou o herói de dois filmes: "Uma mulher que queria um milagre" (1985), concedido quatro prêmios da Ammmy e "Genius Island" (1987).
16. Kim, um gênio matemático que vive em Salt Lake City (Utah), era um protótipo do personagem interpretado por Dustin Hoffman no filme "Rain Man". Dr. Darold Trefferte, que trabalha com essas pessoas há muitos anos, foi consultor no set do filme. Treffhart escreveu um dos livros mais famosos sobre esse problema – "pessoas incríveis: entender um louco brilhante". O médico considera esse estado relativamente raro.
Cientistas em busca de explicações
Segundo alguns especialistas, aproximadamente 10% das crianças com autismo podem mostrar gênio. Em um estudo realizado entre 90.000 pacientes de clínicas psiquiátricas, “54 Madmen brilhantes ou cerca de um para dois mil pacientes” foram encontrados. Há muito mais homens entre eles do que as mulheres (a proporção é de cerca de 6: 1). Treffhart acredita que "até agora nenhuma teoria explicou esse fenômeno misterioso". Ele escreve que "as hipóteses apresentadas são quase tão diferentes e numerosas quanto os casos descritos pelos médicos".
Apesar das seis hipóteses existentes, em cada uma delas, algo está faltando. O primeiro afirma que a imaginação de tais pessoas excede significativamente o nível de imaginação de uma pessoa normal. Aqui, queremos dizer a capacidade de visualizar, salvar e reproduzir rapidamente grandes volumes de informação. No entanto, alguns pacientes são cegos e não podem ver nada.
Há uma versão que esses pacientes herdaram suas habilidades dos pais. Mas pessoas e pessoas sem habilidades pendentes produzem loucos brilhantes, e filhos de pacientes em quase todos os casos acabam sendo bastante normais.
A terceira hipótese indica que loucos brilhantes sofrem de privação sensorial e isolamento social. Em alguns casos, pode ser verdade. Mas a privação é mais provável que seja um resultado do que um sintoma de tal estado. Muitos vivem em um ambiente comum.
De acordo com a quarta teoria, essas pessoas têm uma capacidade enfraquecida de abstrair o pensamento. No entanto, Treffhart acredita que esse ponto de vista é "descritivo" e não é uma explicação.
A quinta hipótese sugere que os Brilhantes Madmen desenvolvem habilidades compensatórias. Aqui, Treffhart também objetos, observando que essas pessoas "não são capazes de avaliar sua condição".
Finalmente, alguns acreditam que as pessoas retardadas mentalmente dotadas têm danos cerebrais ou problemas com a distribuição de funções entre os hemisférios direito e esquerdo. No entanto, muitos desses pacientes têm resultados bastante normais de eletroencefalograma e tomografia computadorizada.
Treffhart conclui que o comportamento dos loucos brilhantes “é difícil e é difícil de entender;Embora esse fenômeno seja um fenômeno real, permanece incompreensível tanto em casos específicos quanto em geral. A busca por explicações continua. Nenhum modelo de função cerebral, especialmente a memória, não será concluído até que inclua a síndrome dos loucos talentosos ”.
Por que tudo isso nos ensina? Esse fenômeno ilustra os extremos das habilidades humanas – uma combinação de "gênio" e "loucura" em uma pessoa. Devemos nos esforçar para entender e aceitar esses extremos, você não pode tirar sarro e condenar essas pessoas. A maioria de nós é semelhante um ao outro. Alguns diferem da maioria, e há pessoas bastante especiais.
Podemos assumir que o cérebro mostra outra estranheza, mostrando o mundo de um louco brilhante – um especialista perfeito.
Caso T. M.: Memória incomum
Os psicólogos da Universidade de Londres apresentaram evidências de que pessoas com memória extraordinária são realmente especiais, mesmo que não pareça à primeira vista. Eles descrevem a atividade mental de t. M., Homem de 25 anos com incrível capacidade de lembrar. No entanto, para t. M. Este não é um mistério, e explica claramente o mecanismo de memorização. Aqui está um exemplo. T. M. Ele pede a uma pessoa da platéia para nomear a data de seu nascimento e diz muito rapidamente que foi durante o dia … a contagem do dia é realizada usando códigos numéricos de anos e meses e usando computação. Diferentes princípios e métodos de memorização são desenvolvidos com a prática. Agora t. M. Pode entender instantaneamente que certas datas significam certos dias, como se fosse uma tabela de multiplicação. Todos os anos e um mês tem um código de 0 a 6 e t. M. Códigos aprendidos de todos os anos de 1900 a 2000. O método é adicionar o código do mês e o ano e dividir o valor em 7;O dia da semana é formado no resto. Por exemplo, em 27 de outubro de 1964, fornece 27 + 1 (código de outubro) + 3 (código de 1964) = 31. Depois de dividir esse número em 7, chegamos ao restante 3, o que significa o terceiro dia da semana – terça -feira – terça -feira.
